Calendário meramente informativo

.
Verificar junto ao seu ambiente AVA, o calendário oficial da Unifacs

Avisos: De acordo aos direitos autorais de alguns artigos postados no blog, tivemos que remove-los.... Aguardem que em breve estaremos postandos artigos re-editados;

Resumo de Contabilidade


Resumo de Contabilidade !!!

...

OBJETIVO: Este post possui a finalidade de fornecer o básico conceitual sobre a matéria de contabilidade, a qual possui demasiada importância, não apenas para a prática de registros financeiros empresariais e comerciais, mas também no cotidiano de cada indivíduo, onde se torna cada vez mais usual, comum e necessário os termos e práticas dela originados.

01. CONTABILIDADE

É a ciência que determina às técnicas e normas utilizadas na analise e controle do patrimônio de pessoas físicas (seres humanos) ou jurídicas (empresas).

02. PATRIMÔNIO

É o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa física (ser humano) ou pessoa jurídica (empresas).

Onde:

Bens - É tudo aquilo que possui valor econômico e pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. Os bens podem ser classificados como:

a). Bens Tangíveis - Que seriam objetos concretos, palpáveis, físicos. Como: Veículos; Terrenos e Casas.

b). Bens Intangíveis - Que seriam propriedades incorpóreas, abstratas. Como: Marcas, Patentes e Concessões.

Direitos - São todos os valores a receber, pertencentes a uma empresa ou pessoa física. Como: Bens Vendidos a Prazo.

Obrigações - São todos os valores a pagar, pertencentes a uma empresa ou pessoa física. Como: Dívidas com Fornecedores (Referentes à Compra de Mercadorias); Dividas com Funcionários (Referentes a Salários e Processos Trabalhistas); Impostos Governamentais; Contas de Água, Luz, Gás e etc; Dividas Contraídas com Bancos e Demais Entidades Financeiras.

Obs.: Em resumo, a soma dessas três categorias constitui o patrimônio pertencente a uma empresa ou pessoa física.




03. CAPITAL SOCIAL

Também conhecido como Capital Inicial, constitui o valor do investimento realizado pelo(s) integrante(s) de uma sociedade em uma atividade industrial, comercial ou prestadora de serviços que tenha por objetivo a obtenção de lucro.


04. ATIVO

É o conjunto de Bens e Direitos de uma empresa. O qual pode ser classificado como:

Ativo Circulante - São os Bens e Direitos que podem ser transformados em dinheiro (liquidados) a curto prazo (cerca de 1 ano). Como: Estoque de Mercadorias para Vendas e Duplicatas a Receber de Clientes. ( Obs.: O Ativo Circulante é também conhecido como: Capital de Giro. )

Ativo Realizável à Longo Prazo - São os Bens e Direitos que só poderão ser transformados em dinheiro (liquidados) a longo prazo (superior a 1 ano). Como: A venda de um bem ou produto de forma parcelada em um prazo superior a 1 ano. (Obs.: Neste exemplo, só serão incluídos no Ativo Realizável à Longo Prazo as parcelas com vencimento em datas superiores ao ano corrente. Aquelas que porventura vencerem no ano em exercício devem ser registradas no Ativo Circulante, pois na verdade, trata-se de Bens e Direitos realizados a curto prazo (cerca de 1 ano) ).

Ativo Permanente - São os Bens e Direitos que não se destinam à venda, mas sim as atividades de produção e obtenção de renda de uma empresa ou pessoa física. Os quais podem ser classificados como:

a). Investimentos - São Bens e Direitos destinados a promover o aumento do patrimônio com atividades diferentes da realizada pela empresa que os possui.

(Como: Aplicações financeiras em fundos, ações de outras empresas e imóveis.)

b). Imobilizado - São Bens e Direitos destinados à manutenção da atividade principal da empresa.

(Como: Máquinas usadas na produção; Móveis e Equipamentos utilizados nos seus escritórios; Os imóveis que utiliza como suas instalações e etc.)


c). Diferido - São Bens e Direitos destinados a promover o benefício da empresa por longo tempo.

(Como: Valores Investidos na Abertura da Firma, em Propaganda, Treinamento de Funcionários, Reorganização e Reestruturação da Empresa.)

Obs.: São exatamente os Bens classificados como Ativos Permanentes, que irão sofrer o desgaste causado pelo seu uso e ação do tempo. Tal desgaste tende a reduzir o valor desses ativos, sendo essa redução registrada nas contas de:


1. Depreciação - Quando o Bem físico sofrer perda de valor causada por: desgaste, perda de utilidade, uso, tempo, ação da natureza ou por se tornar obsoleto.

2. Amortização - Quando o Direito de uso, Bem imaterial ou investimento adquirido contratualmente, sofre perda de valor.

3. Exaustão - Quando um Bem proveniente de um Direito de exploração, sofre perda de valor econômico ou se torna escasso. Geralmente trata-se de Bens e Direitos provenientes de extração mineral ou vegetal.


Na seqüência temos um quadro com os valores percentuais para depreciação anual de cada tipo de Bem, algumas determinadas por atos normativos, outras pela jurisprudência administrativa.

Convenciona-se que ao longo de cada ano a empresa realize aplicações financeiras proporcionais aos valores depreciados de seus bens, de forma que tenham condições de adquirir um novo bem equivalente, quando aquele que possui alcançar o fim de sua vida útil, obtendo sua depreciação total. Outra alternativa, é a de realizar uma avaliação técnica do bem, estipulando seu atual valor de mercado, quando este alcançar o fim de sua vida útil, mas ainda possuir condições de uso, adotando este novo valor para o determinado bem e aplicando as taxas de depreciação anual usuais sobre tal valor.

Em resumo, o conjunto de todos os tipos de Bens e Direitos de uma empresa, constituem o seu Ativo.


05. PASSIVO

É o conjunto de todas as Obrigações de uma empresa em relação a terceiros.

(Como: Impostos Governamentais, Faturas de Fornecedores, Salários, Aluguéis, Prestações e etc.)

1. Passivo Circulante - São Obrigações adquiridas com terceiros, que devem ser liquidadas em curto prazo (no máximo 1 ano).

(Como: Faturas, Contas, Impostos e Salários a serem pagos no ano vigente.)
2. Passivo Exigível a Longo Prazo - São Obrigações que devem ser pagas em prazos superiores a 1 ano.

(Como: Empréstimos adquiridos em Bancos e Financeiras para pagamento ao longo de vários anos.)


Obs.: Neste exemplo, só serão incluídos no Passivo Exigível à Longo Prazo, as parcelas com vencimento em datas superiores ao ano corrente. Aquelas que porventura vencerem no ano em exercício devem ser registradas no Passivo Circulante, pois na verdade, trata-se de Obrigações que devem ser liquidadas em curto prazo (cerca de no máximo 1 ano).


06. DÉBITO

São as aquisições (entradas) de Bens e Direitos (Ativos) por parte de uma empresa.


07. CRÉDITO

São os pagamentos (saídas) de Obrigações (Passivos) realizados por uma empresa.


08. PARTIDAS DOBRADAS

É a contrapartida demonstrada nos lançamentos contábeis, onde cada aquisição de Ativos (Débito) gera uma aquisição de Passivos (Crédito) no mesmo valor.


09. PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL)

É a diferença existente entre os valores de Ativo e Passivo de uma empresa, o qual representa o total dos valores investidos pelos sócios e acionistas da empresa, adicionados do lucro ou subtraído o prejuízo obtido pela mesma. Desta forma podemos dizer que:
Obs.: Quando o Ativo for maior do que o Passivo o Patrimônio Líquido será maior do que 0 (zero), ou seja, um valor positivo. Já quando o Ativo for menor do que o Passivo o Patrimônio Líquido será menor do que 0 (zero), ou seja, um valor negativo.

10. BALANÇO PATRIMONIAL

É a apuração, análise e demonstração financeira da situação patrimonial de uma empresa em determinado período.

11. RAZONETES

É um sistema simplificado para lançamentos de registro contábil, onde cada razonete representa uma conta, determinada em seu título, e todos os lançamentos de Débito (Entradas) desta conta são registrados em seu lado esquerdo, enquanto todos os lançamentos de crédito (Saídas) são registrados em seu lado direito, como demonstra o exemplo:


12. LIVRO DIÁRIO

É um livro de registros onde se realiza o lançamento das operações contábeis de Débito e Crédito realizadas pela empresa a cada dia, obedecendo uma ordem cronológica. O Livro Diário é um dos livros contábeis obrigatórios de uma empresa. Veja na seqüência alguns exemplos de lançamentos no Livro Diário.

13. LIVRO RAZÃO

É um livro de registros onde se realiza o lançamento das operações contábeis de Débito e Crédito realizadas pela empresa, agrupando esses lançamentos de acordo com as suas respectivas contas, obedecendo uma ordem cronológica. O Livro Razão é um dos livros contábeis obrigatórios de uma empresa. Veja na seqüência alguns exemplos de lançamentos no Livro Razão.


14. LIVRO CAIXA

É um livro auxiliar de registro contábil, de uso facultativo, geralmente adotado pela tesouraria da empresa (departamento responsável pela execução dos recebimentos de receitas e pagamentos de despesas). O Livro Caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, da conta Caixa da empresa.


15. CONTABILIDADE BANCÁRIA

Em nossas contas correntes bancárias temos uma movimentação inversa a que vimos aqui, nela as entradas são representadas pelo Crédito e as saídas pelo Débito, isso ocorre, pois a conta corrente de um cliente bancário representa para o Banco um Passivo, ou seja a conta corrente que você possui em um banco, configura uma Obrigação desse banco com você. Dessa forma ao depositar valores em sua conta, você esta gerando uma Entrada (Neste caso um Crédito Bancário) e quando você realiza um saque, esta na realidade gerando uma Saída (Neste caso um Débito Bancário).


Fonte: http://caixadomagaldi.blogspot.com.br/2008/09/01.html